top of page

  Associação Unitário-Universalista do Brasil                      

Heading 6
DSC_0356_edited.png

Serviço UU Sábado, dia 20 de abril, 16 h     

https://us02web.zoom.us/j/86812564724?pwd=dWw3dnp6b0xGKzFwbnJEcWN2Yko0Zz09

​

Somos muitos no Brasil e estamos aumentando. Você não está só.

Bem-Vindo
A Nossa Missão

Bem-vindo, e obrigado por visitar o site dos Unitários e Universalistas do BRASIL.

​

Somos um grupo de indivíduos curiosos - na nossa busca pela verdade existencial encontramos o Unitario-Universalismo, onde procuramos juntamente com outras pessoas, de uma maneira aberta e livre, as nossas próprias crenças. Compartilhamos as nossas ideias, nossas alegrias e tristezas, nossos sonhos sem dogmas ou proscrições. 

Principios e Fontes da AUUBRA

      Os membros da AUUBRA buscam        

                  afirmar e promover

:

1 - O valor e a dignidade próprios de cada pessoa;


2 - A justiça, a igualdade e a compaixão nas relações humanas;


3 - A aceitação uns dos outros e o estímulo ao crescimento espiritual em nossos grupos;


4 - Uma busca livre e responsável pela verdade e pelo sentido;


5 - O direito de consciência e o uso do processo democrático dentro de nossos grupos e na sociedade em geral;


6 - A meta de uma comunidade mundial de paz, liberdade e justiça para todos;


7 - O respeito pela rede interdependente da existência, da qual fazemos parte.


8 – Igualdade e justiça racial e de gênero em todos os aspectos das nossas comunidades.

          UUs dizem: Cessar-fogo imediato

 

A Associação Unitária Universalista do Brasil (AUUBRA) se manifesta  pedindo um cessar-fogo imediato e total e a restauração da ajuda, energia e água para Gaza, a fim de parar uma crise humanitária ali. 

 

Com esta declaraçäo, AUUBRA junta-se à Associação Unitária Universalista dos Estados Unidos (UUA) manifestando ao redor do mundo.  Não podemos ficar calados, com o nosso Primeiro Princípio da dignidade inerente a cada ser humano, enquanto milhares de pessoas são mortas, feridas e deslocadas todos os dias. Condenamos o ataque do Hamas contra civis em 7 de Outubro, mas afirmamos que a vingança apenas dá continuidade ao ciclo de violência. Solicitamos a libertação de todos os reféns e o progresso com as Nações Unidas para uma resolução justa para os direitos dos palestinos, justiça para todos os crimes de guerra e segurança e paz para todos no Oriente Médio.

​

​

​

​

Mensagem unitária-universalista por Rev. Greta Browne  20-06-20
A mensagem da semana    15.06.2020

Como organizar uma associação de pessoas e grupos diversos, unidos pela idéia de livre escolha, pensamento aberto, e inclusão ampla?  Como crescerá o Unitário-Universalismo no Brasil? Devemos começar com uma organização centralizada que orienta e ampara os interessados? Seguimos modelos já estabelecidos? Inventamos um UU com sabor brasileiro? Devemos achar meios de comunicar entre indivíduos e grupos que se organizam a seu próprio modo? Quem serão os líderes? Qual a função dos líderes? Existe uma autoridade externa?

 

Minha experiência formativa do UUismo ocorreu nos Estados Unidos começando em 1985 quando a Associação Unitária-Universalista existia já desde 1961. Aprendi que a congregação típica se organizava com muita independência, usando recursos que a Associação providenciava. De início um grupo pequeno se reunia em casa de um membro, e depois de algum tempo talvez alugassem uma sala para suas reuniões. Podia levar anos para chegar ao ponto de construir uma casa de reuniões (ou seja um templo, uma igreja), e procurar um ministro – pois naturalmente o grupo tinha que arrecadar os fundos para tais projetos.

 

As duas lilnhas teologicas - o unitarismo e o universalismo, - chegaram nos USA há mais de duzentos anos, e passaram por muita história, inclusive o congregacionalismo, o transcendentalismo, o humanismo ateista, o naturalismo. Finalmente se convergiram numa associação que continua a balancear entre  formalismo e respeitabilidade de um lado, e abertura e adaptação do outro.

 

Existem desde 1985 esforços para trazer o unitário-universalismo ao Brasil. (De fato, a Congregação Unitarista de Pernambuco, uma  igreja de teor cristão, foi criada por um grupo de americanos em 1933, porém não expandiu além da região de Recife.) Com a criação de páginas no Facebook tornou-se possível o desenvolvimento de comunicação entre pessoas interessadas no UUismo. O número dessas pessoas cresceu muito nos últimos anos, como também a formação de vários grupos.

 

O propósito deste site provisório – uubrasil.org- seria oferecer um forum de comunicação entre indivíduos e grupos, e alguns recursos para a organização de grupos e futuras congregações. Veja na página Recursos a série do espanhol Jaume de Marcos sobre como formar um grupo unitário-universalista –muito claro e prático.

 

Ao mesmo tempo existe outro site que está oferecendo muitos recursos e orientações – a Aliança Unitária-Universalista. Vale a pena visitar o site se você não conhece ainda. 

 

Vejo crescimento e força na diversidade. A consolidação em uma associação única, centralizada, deve esperar, na minha opinião, o aumento significativo de grupos em todo o Brasil. 

bottom of page