Uma associação brasileira

A criação de uma associação unitaria-universalista brasileira é um belo desafio a ser enfrentado com respeito e amor. Certamente haverá dissonâncias e empecilhos mas avancemos com coragem.

Acredito que temos dois caminhos a recorrer, um lento e um rápido. O segundo seria comunicar de imediato com os interessados no Brasil todo, providenciar meios de compartilhar perguntas, opiniões, sugestões, estórias, e material. Podemos criar sites e grupos provisórios que poderão se tornar permanentes. Podemos fazer o possivel para nos conhecermos melhor, criar laços de amizade e confiança. Podemos engajar o público, sobretudo aqueles que estão buscando alternativas ao fundamentalismo religioso.

A parte lenta que imagino seria voltar para as peguntas e definições básicas. Não precisamos adotar cegamente a identidade de outros unitários e universalistas em outros países. Nós brasileiros temos uma cultura rica, tradições e influências próprias. A nossa linguagem e história, nossa filosofia, arte e poesia, a nossa espiritualidade nascem aqui e devemos honrar o que somos.

Existe uma tendência de aceitar as definições e os textos dos Unitarios-Universalistas dos Estados Unidos como a norma e a verdade. Com muita razão porque nos oferecem conceitos muito bem elaborados, e uma riqueza de material. Há congregações que existem há bem mais de cem anos – essa experiencia traz sabedoria e um refinamento de organização. Mas é tudo processo, o UUismo americano não está parado. Começou com imigrantes europeus que trouxeram da Inglaterra, da Transilvania, e de outros paises o unitarismo e o universalismo. Hoje as congregações americanas estão absorvendo influencias africanas, latinas, árabes e asiáticas. Estão aprendendo, às vezes com dificuldade, a acolher pessoas LGBQT. Os seus textos e seus rituais vão se modificando, refletindo as realidades daquela sociedade norte americana.

Da mesma forma o UUismo brasileiro refletirá a realidade brasileira, com textos e rituais da nossa terra. Porque as verdades do espírito, inspiradas que sejam por muitas fontes, nascem dentro das pessoas. Seja parte desta conversa.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como criar uma associação sem crenças fixas

2/01/20 Algumas perguntas surgem para mim nesse momento que estamos tentando criar uma associação de unitário-universalistas no Brasil. Observo que existe uma grande sede por informações sobre uma rel

Associação Brasil - Portugal?

10/12/19 Temos um companheiro no Portugal, o Daniel Faria, que está acompanhando o nosso trabalho com muito interesse. Já existem duas congregações no Portugal que se identificam como unitário-univers