Uma associação brasileira

A criação de uma associação unitaria-universalista brasileira é um belo desafio a ser enfrentado com respeito e amor. Certamente haverá dissonâncias e empecilhos mas avancemos com coragem.

Acredito que temos dois caminhos a recorrer, um lento e um rápido. O segundo seria comunicar de imediato com os interessados no Brasil todo, providenciar meios de compartilhar perguntas, opiniões, sugestões, estórias, e material. Podemos criar sites e grupos provisórios que poderão se tornar permanentes. Podemos fazer o possivel para nos conhecermos melhor, criar laços de amizade e confiança. Podemos engajar o público, sobretudo aqueles que estão buscando alternativas ao fundamentalismo religioso.

A parte lenta que imagino seria voltar para as peguntas e definições básicas. Não precisamos adotar cegamente a identidade de outros unitários e universalistas em outros países. Nós brasileiros temos uma cultura rica, tradições e influências próprias. A nossa linguagem e história, nossa filosofia, arte e poesia, a nossa espiritualidade nascem aqui e devemos honrar o que somos.

Existe uma tendência de aceitar as definições e os textos dos Unitarios-Universalistas dos Estados Unidos como a norma e a verdade. Com muita razão porque nos oferecem conceitos muito bem elaborados, e uma riqueza de material. Há congregações que existem há bem mais de cem anos – essa experiencia traz sabedoria e um refinamento de organização. Mas é tudo processo, o UUismo americano não está parado. Começou com imigrantes europeus que trouxeram da Inglaterra, da Transilvania, e de outros paises o unitarismo e o universalismo. Hoje as congregações americanas estão absorvendo influencias africanas, latinas, árabes e asiáticas. Estão aprendendo, às vezes com dificuldade, a acolher pessoas LGBQT. Os seus textos e seus rituais vão se modificando, refletindo as realidades daquela sociedade norte americana.

Da mesma forma o UUismo brasileiro refletirá a realidade brasileira, com textos e rituais da nossa terra. Porque as verdades do espírito, inspiradas que sejam por muitas fontes, nascem dentro das pessoas. Seja parte desta conversa.

0 visualização
  • facebook-square
  • Twitter Square
  • google-plus-square